FORMAÇÃO DOS TELECENTROS

 

A formação dos Telecentros CAJUs nos distritos de Ermelino Matarazzo, Itaquera e São Miguel Paulista surgiu a partir de três iniciativas:

  • ProCAJU – eixo novas mídias (autolabs)
  • Metareciclagem
  • Agente Cidadão

 

ProCAJU – eixo novas mídias (autolabs)
Esta fase consiste na montagem de 3 laboratórios (1 em cada distrito) equipados com 15 computadores conectados a rede internet, estúdio de rádio e produção sonora. Estes espaços são destinados realização e produção das oficinas envolvidas no projeto. As oficinas citatdas abaixo compõem o laboratório de mídia tática, que visa estimular entre os jovens o desenvolvimento e aprimoramento da produção independente individual ou coletiva.

  • Informática Livre para Mídia Independente;
  • Manutenção para Computadores Reciclados;
  • Produção Sonora;
  • Rádio Livre – Web Rádio;
  • Experimentação e Publicação Gráfica ;
  • Histórias Digitais

Responsáveis por esta fase no ProCAJU:
Miltom Alves - Coordenação Pedagógica Geral
Wagner Batista - Assessoria da Coordenação Pedagógica Geral
Giseli Vasconcelos - Coordenação Pedagógica do eixo Novas Mídias
Clésio Sabino - Assessoria pedagógica do Eixo Novas Mídias

 

METARECICLAGEM
http://wiki.metareciclagem.com.br/metareciclagem

O objetivo do projeto visa a recuperação de máquinas doadas para que possam novamente entrar em uso e sirvam de ferramentas na contribuição da inclusão digital de grupos sociais, comunidades e organizações interessadas. O grupo se baseia completamente em software livre, equipando as máquinas de sistemas operacionais GNU/Linux, adaptados especialmente para a realidade específica de cada máquina.

O Metareciclagem montou os três telecentros doando 45 máquinas que fazem o boot remoto com o servidor. As doações são efetuadas via Agente Cidadão, parceiro do metareciclagem no quesito logística.

Responsáveis pela implementação e suporte:
Felipe Fonseca
Dalton Martins
Thiago Viana De Menezes
Fernando Henrique Rodrigues Da Silva
Eduardo Souza Da Mota

AGENTE CIDADÃO
http://www.agentecidadao.com.br

É uma organização sem fins lucrativos que é o elo de ligação entre o doador e as instituições beneficentes e, conseqüentemente, pessoas que precisam das doações para ter uma vida melhor e mais confortável. Os contatos são feitos pela web ou por telefone e os equipamentos são retirados pelos agentes.

O Agente Cidadão, parceiro do Metareciclagem garante a logística para a reciclagem de computadores doados e auxiliou o Projeto CAJU doando mesas e cadeiras.

 

s